O jeitinho belga: como algumas coisas funcionam por aqui

Andei sumida daqui por um tempo, mas estou de volta! Durante esse tempo de sumiço estive procurando ativamente coisas para contar para vocês, mas nem sempre é fácil – ou a inspiração me visita. Parece que hoje Marte estava de bobeira na lua de escorpião e finalmente vou compartilhar com vocês alguns fatos que são bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil! Tenham em mente que minhas impressões são algo muito pessoal e que se limitam à minha cidade e à minha vida despovoada de belgas – que poderiam ser uma fonte de posts inesgotável.

Sacolas de lixo

Duas coisas que eram quase certas na vida: você vai voltar do mercado cheio de sacolas de plástico e que essas sacolas serão usadas nas suas lixeiras. Aí inventaram a palavra sustentável e é super tendência ter a sua sacola eco-friendly pra ir ao mercado. Acho lindo – menos quando eu esquecia a minha sacola. Aqui, além de ter que levar meu recém-adquirido carrinho-de-vó-de-fazer-compras-na-feira, tenho que comprar as sacolas de lixo. Regras da prefeitura. E não é nada barato! Pagamos 22,50 euros por 10 sacolas grandes. Isso um negócio muito visionário, porque cada tipo de lixo precisa de uma sacola de cor diferente. E claro que há variações de tamanhos: sacola grande, pequena, média. Ótimo pra arrecadar imposto além do imposto, uh! A ideia também é super sustentável: quem produz mais lixo, tem que pagar mais. Ou faz contrabando de lixo pra Holanda sempre que possível, onde isso não existe – nosso caso.

Registro na prefeitura e a visita da polícia

Quando além se muda aqui na Bélgica, mesmo se for um belga mudando de cidade, é necessário se registrar na prefeitura. Isso quer dizer, basicamente, que você tem que ir lá levar seus documentos e dizer “Oi, tô morando aqui agora!”. Você já precisa ter um teto, fornecer o endereço, e um policial vai bater na sua porta qualquer dia. Eles querem saber se você mora mesmo onde você diz que mora. Essa visita pode levar até 4 semanas, e você nunca sabe quando eles irão aparecer. O que podemos tirar dessa história? Enquanto policiais rezam para não morrer todos os dias quando saem para trabalhar no Brasil, aqui eles pegam suas bikes e saem para checar a decoração da casa da galera! Tão europeia essa coisa de ter uma taxa de criminalidade insignificante!

Night bus

No final de semana meus sogros vieram nos visitar e no sábado à noite fomos tomar uma cervejinha no centro. Como não tínhamos bikes suficientes, e o povo europeu não bebe e dirige nunca (o que eu acho louvável), fomos de ônibus. Saímos umas 9:30 e voltamos um pouco depois da meia noite. Quando fomos pagar a passagem, o motorista (é, cobrador não existe) disse que era grátis. Ahnnnn?! Foi aí que descobrimos que o ônibus nas sextas e sábados das 10 da noite até 2 da manhã é 0800!!! Acredito que seja um incentivo à economia local (mais dinheiro para cerveja!) e pra compensar a história das sacolas. Gente esperta!

Cartões de crédito

Isso vai muito contra toda a modernidade do “primeiro mundo”, mas não parece ser qualquer lugar que aceita cartões de crédito por aqui. Gente, até no Brasil todo mundo tem uns três cartões e pode usá-los até para comprar bikini na praia! Aqui a coisa ganha uma dimensão ainda mais bizarra, porque Leuven é uma cidade cheia de estudantes internacionais. Cheia significa que a população da cidade triplica durante o ano letivo. Leuven é a cidade universitária do país. E como que essa gente só aceita cartão de débito de banco belga?! Vou ilustrar. Quando fui pagar meu curso de holandês (obviamente não sou daqui), não aceitaram cartão de débito da Holanda. Na livraria que eu e o Sten tivemos que comprar nossos livros do curso/universidade, mesma coisa. Retrocesso!

Mensalidade nas universidades

Ah, sobre as universidades! A mensalidade aqui é paga por ano, e não por mês. O curso de graduação custa quase 900 euros por ano. Ah, e se você estudar Direito? A mesma coisa. Biologia? Igual. Todos os cursos custam o mesmo valor – sem exceção! O que é uma coisa muito confusa se pensarmos sobre a organização da sociedade. Aquela velha equação que diz que pagar 4000 reais por mês automaticamente te faz (se sentir) melhor que todo mundo não funciona mais! O que é uma vergonha. Completa. Vou descobrir se existe pelo menos uma área VIP na cafeteria que você possa pagar para não ser igual todo o resto. Deve existir né!

E aí, o que vocês acharam mais interessante? Esquisito?

O que vocês acham que daria certo/jamais funcionaria no Brasil?!

16 comentários sobre “O jeitinho belga: como algumas coisas funcionam por aqui

  1. Adorei o lance das sacolas de lixo.

    Agora… não entendi a sua posição em relação à igualdade dos preços, Mari (e isso foi o que achei mais esquisito).

    Achei que fosse uma crítica à estrutura atual que nos ensina que o médico e advogado são melhores que os outros, mas aí você termina dizendo que vai procurar um local VIP na cafeteria. O.o

    Beijo!

    Curtir

  2. Amiga que sacolinhas caras né. .. Aqui em sp tb pagamos a sacola no mercado, mas ainda não está tão caro assim rsss. … Má adorei a história do ônibus gratuito. .. Deixe a bicicleta e não pague ônibus heheheh. .. Adorando as novidades. .. Bjos Fique com Deus

    Curtir

    • mas as sacolas pras compras não tem nem pra comprar! Aí acho que tá uns 10 centavos? Essas sacolas são especialmente para o lixo! Mas como disse, eles te fazem pagar super caro pelas sacolas e te dão bus grátis! 😀 😀 hehe saudades, amiga! bjinhoss

      Curtir

  3. Já estava com saudades destas suas novidades querida. Gostei muito de pagar por ano e mesmo valor. Meio estranho é não aceitar cartão, sabe por que?
    Ganhei um chocolate Belga da Terezinha delicioso, lembrei muito de ti.
    Te cuida e estude bastante. Beijos

    Curtir

  4. Saudações, cara-pálida! Adorei teu texto! Aqui no sul do nosso país tupiniquim, chove, chove, chove, chove… Infelizmente, nosso povo não pode ser de tanga, nem pescar em nossos rios (muito cheios) ou caçar neste domingo, 27 de setembro. No entanto, podemos fazer o que mais esta família gosta: dormir, dormir, dormir, comer, comer, comer…
    kkkkkkkk! Brincadeirinha , minha linda!
    Ontem, foi um dia muito feliz, pois a família esteve reunida festejando o aniversário da Nara, como já deves saber.
    O Paulo elogia muito teu esposo. Acha ele muito gente boa!
    Beijos e felicidades nesta tua nova vida!

    Curtir

    • tempo ruim sempre é bom para comer e dormir, e a gente adoraa as duas coisas mesmo! hehe Também queríamos ir no aniversário da Tia Nara, mas nos conformamos com as fotos :(. Espero que esteja tudo bem por aí! Bjos meu e do Sten para tia e para o Paulo!

      Curtir

  5. Tudo muito interessante e diferente. Achei super legal o ônibus noturno free. Achei muito interesse a universidade (e também o pagamento dela), era algo que eu não fazia ideia e, poxa, é bem em conta se comparado às universidades brasileiras particulares. Adorei o blog e pretendo continuar acompanhando sua trajetória por aqui… Acho que te encontrei pelo Viajoteca, agora não me lembra ao certo. Abraços!

    saboreseviagens.com

    Curtir

    • Oi, Patrícia! Que bom que tu me achou por aí e gostou do que leu! 🙂 A Bélgica é mesmo um país interessante. E até um pouco desconhecido dos brasileiros, o que facilita minha missão de inovar hehe. Espero que voltes sempre! 🙂

      Curtir

  6. Adorei… Estou indo daqui alguns dias para Bélgica. E fiquei curiosa sobre o cartão de crédito. Pois já fui em outros países e sempre usei os meus cartões. Agora fiquei confusa rs. Mais obrigado super dicas bjus 😘

    Curtir

    • que bom que você Camila, espero que volte sempre! 🙂 Tu vais pra que cidade? Não sei como essa dos cartões funciona em outras cidades, falei mais de Leuven. Acredito que em Bruxelas, por exemplo, isso não seja um problema. Mas é sempre bom se informar né, e sempre dá pra sacar dinheiro tbm! Boa sorte pra gente 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s