“Mas por que Leuven?!”

Olá, povo! Para inaugurar o blog resolvi falar sobre os motivos que nos fizeram escolher Leuven, a cidade que moraremos. Eu conheci a Bélgica e algumas das suas cidades fofas de nome difícil quando passei um tempo na Holanda e gostei muito. Foi frio, mas ainda assim eu gostei. A Bélgica é um país muito charmoso, com cara de conto de fadas.

No entanto, Leuven não está na lista dessas cidades que visitamos. Não, eu nunca fui lá. Embora isso seja um pouco de maluquice, eu acho que os argumentos que nos levaram a escolher a cidade são praticamente sólidos! O que vocês acham?!

Universidade

A razão número 1 de termos optado por Leuven foi porque o Sten decidiu estudar lá, na Universidade Católica de Leuven. Pesquisas por aí me disseram que essa é a universidade católica mais antiga do mundo. Além de a universidade ser ótima e ter o curso que ele quer, eles falam holandês! Ok, mas nada disso foi o que me convenceu necessariamente.

Idioma

A Bélgica tem três línguas oficiais: francês, flamengo e alemão (Sten diz que eu inventei esse último). Os idiomas são mais ou menos falados dependendo da região e da cidade. Por exemplo: em Leuven fala-se flamengo, em Bruxelas fala-se francês. Um pesadelo, uh! O lado positivo, porém, é que o flamengo está para o holandês assim como o português de Portugal está para o nosso português! Ou quase isso. As duas línguas são muito parecidas gramaticalmente (ou iguais?!), com variação no sotaque e em algumas palavras. Como eu teria que aprender o holandês um dia (tipo, logo), vou poder unir o útil ao agradável, já que moraremos em uma cidade que fala holandês/flamengo. Até que isso aconteça, supostamente todo mundo também fala inglês lá. Thank God!

idiomas

Na região azul fala-se flamengo, na begezinha, francês e na lilás alemão. A região de Bruxelas é bilíngue.

Localização

Leuven fica muito perto de Bruxelas, 20 min de trem. Ouvimos dizer que a cidade pode ficar meio deserta na época das férias, então poderíamos sempre dar uma voltinha em Bruxelas – a cidade grande – para não morrermos de tédio. Bruxelas também é uma cidade muito importante na Europa, politicamente falando. Muitas organizações internacionais têm sede na cidade, que é a considerada também a capital da União Europeia. O único (grande) problema é essa história de eles falarem mais francês lá, mas nem tudo é perfeito.                                mapa

Morar em Leuven também será ótimo porque estaremos perto dos pais do Sten. Sáo apenas  2h e meia de carro para chegar em Amsterdam! Um europeu provavelmente discordaria da parte do “perto”, no entanto. Sejamos compreensivos, já que eles moram em um continente que é do tamanho do Brasil! Tudo na vida depende das referências, certo?
mapa nb

Arquitetura

A cidade é mui fofa! Tem uma igreja grande e bonita em uma praça, e outra praça com arquitetura bonita e muitos bares. Parece que é nessa praça que a vida noturna (seja lá o que isso signifique) da cidade acontece. Na verdade, tudo o que eu sei é o que google maps me mostrou e que qualquer um que olhe poderia saber. Quando eu estiver lá e souber detalhes, conto direito para vocês.

leuvenwaterloo-leuven-brussel-brugge-web05

Chocolate & cerveja

Deixei o melhor para o final! Claro que morar na Bélgica me deixou feliz quando pensei em todo o chocolate e cerveja de qualidade que teríamos acesso por um preço decente! Também penso que terei que achar um esporte que eu goste na marra, mas cada coisa no seu tempo. Leuven é a capital da cerveja na Bélgica! o/ A cidade tem muitas cervejarias e é a casa da Stella Artois. Chato, uh?!
chocobeer

Acho que sobreviveremos!

9 comentários sobre ““Mas por que Leuven?!”

  1. Adorei a ideia Mariana, assim posso participar um pouco com vocês. Vou olhar já o mapa e ver como é esta Leuven. Não deixe de mandar sempre umas fotos. Espero de ver antes, se não der fica aqui um beijo muito grande e uma torcida maior ainda para que goste muito e aprenda logo estas línguas todas, assim pode escolher, já pensou? Vai vir muito metida. Bjs

    Curtir

Deixe um comentário